Modal verbs 9º "A" e "B"


Escola Estadual Professor Marcilon Dorneles
Disciplina: Inglês
Professor: Vinícius
Data: 31/03/20
Série: 9º

Na aula de hoje, começaremos a ver o que são e como são usados os MODAL VERBS na Língua Inglesa. Hoje é apenas leitura do texto para compreensão. Não precisa copiar todo o texto em seu caderno, apenas o que considerar mais importante, se quiser. De toda maneira, registre em seu caderno o tema da aula. O essencial é que leia com atenção e tente entender o que são os modal verbs e o uso de cada um.

O que são modal verbs?
Modal verbs é uma classe especial de auxiliares que possuem características próprias e não seguem algumas regras de gramática comuns para outros verbos, como conjugar de maneira diferente nas terceiras pessoas he, she e it. Além disso, não recebem a terminação –ed relativa ao passado.
Os modal verbs têm a capacidade de alterar ou complementar o sentido do verbo principal. Iremos estudar alguns deles.
É importante entender que, em muitos casos, o uso deles é bem parecido. Você só consegue aprender qual caberá mais em cada situação praticando bastante.

1. May e might
Colocaremos eles juntos, pois o seu uso é bem parecido e ambos podem ser empregados para falar sobre possibilidades. A diferença é que may expressa uma possibilidade maior que might. Muitas vezes, might é traduzido como poderia. Veja:
·         I might go. I have so much work to do. – Pode ser que eu vá. Tenho tanto trabalho a fazer.
·         I may go. I just need a ride. – Eu posso ir. Só preciso de uma carona.
·         It might rain tonight, but the sky is so blue. – Pode até chover à noite, mas o céu está tão azul.
·         It may rain tonight. There are some clouds gathering. – Pode chover à noite. Há algumas nuvens se formando.
May também pode ser utilizado para pedir permissão em casos mais formais:
·         Mr. Johnson, may I go to the restroom, please? – Senhor Johnson, posso ir ao banheiro, por favor?
·         May I call you, sir? – Posso te ligar, senhor?
As formas negativas são may not e might not. Veja:
·         She may not go to the party today, because she isn’t feeling well. – Ela pode não ir à festa hoje, porque ela não está se sentindo bem.
·         She might not go to the party today, although she was excited about it. – Pode ser que ela não vá à festa hoje, apesar de estar animada para ela.

2. Must
Utilizamos must para exprimir uma opinião ou uma constatação sobre algo que acreditamos ser verdade:
·         You’ve been working all day, you must be tired. – Você trabalhou o dia todo, deve estar cansada.
·         She hasn’t eaten today, she must be hungry. – Ela não comeu nada hoje, deve estar faminta.

Além disso, must também pode ser utilizado em um sentido de obrigação, quando queremos dizer com um tom mais firme que alguém deveria fazer algo:
·         You must call your mom. She’s waiting for it. – Você deve ligar para sua mãe. Ela está esperando por isso.

A negativa é utilizada para exprimir coisas que não devem ser feitas:
·         What I told you is a secret. You must not tell anyone! – O que eu te contei é segredo. Você não deve contar para ninguém!

3. Should
Podemos usar should como conselho, sugerindo que alguém faça algo:
·         You’re tired. You should go to bed. – Você está cansado. Deveria ir para a cama.
·         You should rest for a while. You’ve been working all day. – Você deveria descansar um pouco. Trabalhou o dia todo.

Também podemos utilizar o verbo quando queremos pedir a opinião de alguém sobre algo:
·         Should I stay or should I go? – Eu devo ir ou ficar?
·         Should I tell her? – Devo contar para ela?

Repare que os usos de should e must são bem parecidos. O que muda é a intensidade de cada um deles:
·         You should call her.  Você deveria ligar para ela.
·         You must call her. – Você deve ligar para ela ou você tem que ligar para ela.

A negativa é escrita should not ou shouldn’t:
·         You shouldn’t do this. – Você não deveria fazer isso.
·         You should not go to sleep so late. – Você não deveria dormir tão tarde.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atividade 31/03 6º "A" Greetings (saudações, cumprimentos)

Interpretação de texto (Simple Future) 8º "A" e "B"

Membros da família 6º ano "A"